Comunicado de imprensa do P5 sobre manifestação de estudantes

Comunicado de imprensa do P5 sobre manifestação de estudantes

COMUNICADO DE IMPRENSA DO P5

CPLP-CEDEAO-ONU-UA-EU

1. O grupo dos cinco (5) parceiros internacionais da Guiné-Bissau conhecidos por Grupo "P5" (ECOWAS, UA, CPLP, União Europeia e ONU) seguiram com preocupação os incidentes que marcaram a manifestação dos estudantes de dia 08 de fevereiro de 2o19, da qual resultaram feridos e vários danos materiais. Estes incidentes, que ocorreram num momenta em que a Guiné-Bissau se prepara para as eleições legislativas, preocupam seriamente os membros do P5 indiferentes.

2. Recordando O direito dos estudantes a manifestarem-se, e a pedir a abertura das escolas publicas, fechadas desde outubro 2o18, em virtude de greves permanentes dos professores, o P5 estima que as manifestações devem ser adequadamente enquadradas.

3. O P5 condena os atos de violência perpetrados, bem como os seus autores, e apela ao governo e aos sindicatos para que assumam as responsabilidades decorrentes dos acordos que celebraram para garantir o funcionamento regular das escolas. o P5 apela também ao governo, sindicatos e estudantes que intensifiquem o diálogo para que o atual ano académico não seja completamente perdido.

4. O P5 apela a todos os atores sociais que façam todos os esforços para garantir que eventos desta natureza não se repitam. O P5 apela ainda a que mantenham um ambiente propicio para a organização de eleições pacificas, transparentes e inclusivas, no dia 1o de marco de 2019.

Bissau, 15 de fevereiro de 2019