Declaração do porta-voz do Secretário-Geral sobre Guiné-Bissau

20 May 2014

Declaração do porta-voz do Secretário-Geral sobre Guiné-Bissau

19 de Maio de 2014 - O Secretário-Geral saúda a forma pacífica e ordeira como decorreu a segunda volta das eleições presidenciais na Guiné-Bissau no domingo passado. Os guineenses demonstraram, uma vez mais, o seu compromisso para com a paz e democracia, participando em massa na votação.

O Secretário-Geral reitera o apelo aos candidatos e apoiantes para respeitarem os resultados oficiais, uma vez anunciados pelo Supremo Tribunal da Justiça, e para seguirem os procedimentos legais na resolução de eventuais disputas eleitorais que possam surgir.

A conclusão bem sucedida das eleições irá estabelecer um longo caminho para restauração da ordem constitucional na Guiné-Bissau. O Secretário-Geral apela a todos os guineenses, aos seus líderes e instituições para aproveitarem esta oportunidade e consolidarem a estabilidade que escapou ao país por muito tempo. A ONU continua empenhada em apoiar Guiné-Bissau no seu caminho para um futuro pacífico, próspero e democrático baseado no Estado de Direito.