Uniformes militares de Marrocos para a Guiné-Bissau

18 Mar 2014

Uniformes militares de Marrocos para a Guiné-Bissau

10 de Março de 2014 - O embaixador de Marrocos acreditado em Guiné-Bissau (sedeado em Dakar), Taleb Barrada, entregou hoje 11 toneladas de carga contendo 541 caixas com uniformes completos para 2.000 soldados da Guiné-Bissau, graças aos esforços pessoais do RESG.

Numa cerimónia organizada pelo UNIOGBIS e presidida pelo Representante Especial do Secretário-Geral (RESG) da ONU para a Guiné-Bissau, José Ramos- Horta, o embaixador marroquino disse que seu país, através da Sua Majestade Mohammed VI, o rei de Marrocos, respondeu ao pedido do Governo da Guiné-Bissau através da diligência pessoal de José Ramos-Horta.

"Além da solidariedade histórica que liga os dois países, esta doação é mais um meio para o Reino de Marrocos apoiar a transição através de eleições democráticas, transparentes e serenas, e acompanhar as reformas institucionais e a modernização que está a vir, em suma, a transição po caminho da estabilidade institucional prometida às autoridades e o povo irmão guineense, e que resultará na criação de um ambiente propício para o desenvolvimento, a cooperação internacional e a criação de investimento privado", disse Taleb Barrada.

Acrescentou que "esta doação de Marrocos também é um caminho para o Reino de Marrocos apoiar a acção das Nações Unidas em favor do povo irmão da Guiné-Bissau ".

RESG José Ramos- Horta lembrou, no âmbito do seu mandato, foi a Marrocos em 2013 pedir apoio para o exército da Guiné-Bissau: "Desde que cheguei, coisas concretas estão sendo feitas para atender às necessidades básicas do exército, mas também para os sensibilizar para a necessidade urgente de reformas e modernização, bem como para a criação de um ambiente de confiança de modo a não pensarem que a comunidade internacional se esquece do sector. Nós não nos esquecemos de qualquer sector, todos os sectores, público e privado, são importantes na Guiné-Bissau, e sempre que possível procuramos ajudar directamente, ou através da mobilização de outros tipos de apoio ", disse José Ramos- Horta.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa participaram na cerimónia, ao lado do primeiro-ministro, Rui Duarte Barros: "A questão dos uniformes, em particular, e a criação de condições, em geral, para os nossos militares, são reivindicações que eles sempre apresentam e eis que surgiu a oportunidade aos esforços do RESG junto do Reino de Marrocos.

Este apoio vai ajudar muito na consolidação do que queremos, no âmbito da reforma da defesa e de segurança no país. Marrocos tem estado ao nosso lado desde a primeira hora da nossa luta de libertação nacional. A primeira arma que entrou no país para nos ajudar a começar a nossa guerra pela independência veio do Marrocos e eu acho que, neste momento muito difícil por que o país está passando, o seu apoio é indispensável ", concluiu o primeiro-ministro.