Notícias

Bissau, 13 de Setembro (UNIOGBIS / PIU) - O Presidente do Conselho de Segurança fez uma declaração sobre a situação na Guiné-Bissau "convidando a liderança da Guiné-Bissau a implementar o Acordo de Conacri de 14 de outubro de 2016, inclusivamente nomeando um Primeiro-ministro de consenso como exige o referido Acordo.

Bissau, 11 de setembro (UNIOGBIS/PIU) -O Governo guineense, em parceria com o Programa Alimentar Mundial (PAM) e a União Europeia (UE) lançaram na quinta-feira, dia 07 de setembro, um estudo que visa a obtenção de dados credíveis sobre o impacto da má-nutrição na Guiné-Bissau.

A maioria dos guineenses do interior da Guiné-Bissau sustenta que o UNIOGBIs tem, até a esta parte, desempenhado o seu papel, mas o contexto está cada vez mais a mudar. Por isso, consideram que o Escritório deveria ter um novo mandato e um caráter mais interventivo e não ficar na sombra.

O grupo de cinco organizações internacionais envolvidas no processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau, conhecido por P5, voltaram a pedir ao presidente José Mário Vaz que tome medidas para a estabilidade política, aplicando os acordos de Bissau e de Conakry.

A sede da Comissão regional de eleições (CRE) da região de Bafatá foi inaugurada no dia 3 de Agosto pelo presidente da ANP Cipriano Cassamá e pelo Representante-Adjunto do Secretário-geral da ONU, David McLachlan-Karr que é também o responsável pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau, que financiou a construção da sede.

Uma formação para os técnicos das Comissões Regionais de eleições decorreu de 24 de julho a 1 de agosto em todas as regiões do país, nas áreas de Liderança, Sistema Eleitoral e Ges-tão de Contenciosos em Processo Eleitoral.

O presidente da Configuração Guiné-Bissau, da Comissão da ONU para a Consolidação da Paz (PBC-GB), Mauro Vieira, terminou na quinta-feira, 27, a sua missão de dois dias ao país, com um encontro com o Presidente José Mário Vaz, após o qual se declarou encorajado em relação às perspectivas de resolução da crise.

Páginas