Notícias

A Guiné-Bissau entrou no Ano Novo com seus problemas não tão novos - um impasse político que tem bloqueado instituições, prejudicado as condições de vida da população e o desenvolvimento. Apesar da tensão política, o povo bissau-guineense continua a mostrar um forte compromisso com a não-violência.

A Casa dos Direitos, em parceria com diferentes organizações nacionais e internacionais que intervêm na defesa dos direitos humanos na Guiné-Bissau, promoveu uma Quinzena de promoção dos direitos humanos, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que se assinala a 10 de dezembro.

No dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, foi lançada na Guiné-Bissau a campanha dos 16 dias de activismo que inclui diversas actividades de sensibilização nas comunidades e termina no próximo dia 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A delegação de alto nível da CEDEAO encerrou hoje uma missão de três dias em Bissau ", enfatizando a necessidade urgente de as partes interessadas bissau-guineenses trabalharem resolutamente para a implementação efetiva dos acordos de Bissau e Conacri".

A família das Nações Unidas marcou o Dia das Nações Unidas - 24 de outubro, na sede do Escritório Integrado de Construção da Paz das Nações Unidas - UNIOGBIS - em Bissau e no seu escritório regional de Bafata, com mais de 300 jovens de diferentes escolas e bancadas (associações de bairro).

O Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS) organizou de 4 a 5 de outubro no Hotel Lisboa, em Bissau, uma sessão de formação para membros de partidos políticos e seus oficiais de comunicação sobre o que fazer e como se comunicar mais eficazmente com os seus eleitores e com os meios de comunicação, para promover a paz e o desenvolvimento sustentáveis no país.

Sob o lema “Literacia num Mundo Digital” celebrou-se no dia 8 de Setembro de 2017 o Dia Internacional da Literacia, instituído pela UNESCO em 1965 com o objectivo de erradicar iliteracia em todo o mundo.

A Comissão Organizadora da Conferência Nacional (COCN) – Caminhos para a Paz e Desenvolvimento celebrou, pela primeira vez, em parceria com as Nações Unidas, o 21 de setembro - Dia Mundial da Paz.

Bissau, 13 de Setembro (UNIOGBIS / PIU) - O Presidente do Conselho de Segurança fez uma declaração sobre a situação na Guiné-Bissau "convidando a liderança da Guiné-Bissau a implementar o Acordo de Conacri de 14 de outubro de 2016, inclusivamente nomeando um Primeiro-ministro de consenso como exige o referido Acordo.

Páginas