Liderança

Modibo Touré

Representante especial e chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau-UNIOGBIS.

O Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon anunciou no dia 5 de maio a nomeação de Modibo Touré do Mali como seu novo representante especial para a Guiné-Bissau e Chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

O Sr. Touré substitui Miguel Trovoada de São Tomé e Príncipe, que completou a sua missão em 30 de Abril de 2016. O Secretário-Geral está grato pela liderança do Sr. Trovoada e pelas realizações da Missão Durante o seu mandato na UNIOGBIS.

Sr. Touré serviu como Assessor Especial do Enviado Especial para a Região dos Grandes Lagos de 2013 a 2015. Antes disso, foi Coordenador Residente das Nações Unidas, Coordenador Humanitário Representante Residente interino do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Quénia ( 2013).

Ele trabalhou em 2012 como Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral, Coordenador Residente e Humanitária ad interim Coordenador na República Centro Africana, e serviu como Coordenador Residente das Nações Unidas e Coordenador Humanitário e Representante Residente do PNUD no Chade e Etiópia. Ele ocupou cargos de alto nível no Banco Africano de Desenvolvimento e serviu como ministro de novas tecnologias, Telecomunicações e Correios, em Mali.

Sr. Touré possui um grau de Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Vanderbilt, Estados Unidos, e um grau de Bacharel em Economia pela Ecole Nationale d'Administration, no Mali.

Nascido em 1959, ele é casado e tem três filhos.

 

Anteriores RESG na Guiné-Bissau e os chefes doe UNOGBIS / UNIOGBIS

Miguel Trovoada (São Tomé e Principe): julho 2014-maio de 2016
José Ramos-Horta (Timor-Leste): janeiro 2013-junho 2014
Joseph Mutaboba (Ruanda): fevereiro 2009-janeiro 2013
Shola Omoregie (Nigéria): outubro 2006-dezembro 2008
João Bernardo Honwana (Moçambique): setembro 2004-setembro 2006
David Stephen (Reino Unido): fevereiro de 2002-abril 2004
Nana Sinkan (Camarões): 1999-2002

Marco Carmignani

Representante Especial Adjunto (Política) para o Gabinete Integrado de Apoio à Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau-UNIOGBIS

A 8 de maio de 2014, o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou Marco Carmignani, do Brasil, seu Representante Especial Adjunto (Política) para o Gabinete Integrado de Apoio à Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau-UNIOGBIS.

Carmignani traz consigo uma larga experiência e liderança política ao longo de mais de duas décadas de serviço com as Nações Unidas. Nos últimos sete anos, trabalhou na manutenção da paz e missões políticas no Médio Oriente, como Conselheiro Sénior e Chefe de Gabinete.

Anteriormente, ocupou uma série de cargos de chefia no Secretariado das Nações Unidas, em Nova Iorque, e em África, incluindo o Burundi.

Carmignani tem um doutoramento em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Rutgers (EUA) e é membro da Ordem dos Advogados, em Nova Iorque. É igualmente licenciado em Engenheiria pelo Instituto de Tecnologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira.

Nascido em 1959, é casado e pai de três filhos.

David McLachlan-Karr

Representante Especial Adjunto  para o Gabinete Integrado de Apoio à Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau-UNIOGBIS,  Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau

O novo Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral da ONU (DSRSG) na Guiné-Bissau, o Sr. David McLachlan-Karr, assumiu o cargo em 18 de julho de 2017.

O DSRSG McLachlan-Karr é responsável pelo Estado de Direito e Instituições de Segurança no UNIOGBIS. Ele também é Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau.

O Sr. McLachlan-Karr foi nomeado pelo Secretário-Geral da ONU em 23 de maio de 2017 para substituir Maria do Valle Ribeiro, da Irlanda, que completou a sua tarefa na Guiné-Bissau em janeiro.

O Sr. McLachlan-Karr possui 21 anos de experiência trabalhando com as Nações Unidas, inclusive em várias atribuições para o PNUD e o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na África, Ásia e América Latina.

De novembro de 2016 até sua nomeação na Guiné-Bissau, ele atuou como Coordenador Residente das Nações Unidas, Coordenador Humanitário e Representante Residente do PNUD, interino na Jordânia. Anteriormente, o Sr. McLachlan-Karr foi destacado pelas Nações Unidas para o Fórum Econômico Mundial em Genebra, onde ocupou o cargo de Consultor Sênior de Parcerias Público-Privadas (2015-2016). Anteriormente, ele atuou como Coordenador Residente e representante residente do PNUD na Serra Leoa, Maldivas, Papua Nova Guiné e Venezuela. Antes de se juntar às Nações Unidas, o Sr. McLachlan-Karr ocupou vários cargos no Serviço Exterior Australiano por oito anos.

David McLachlan-Karr é da Austrália. Nascido em 1961, possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Bacharel em Relações Internacionais e Direito Internacional pela Universidade de Queensland, Austrália.