David McLachlan-Karr, REASG na Guiné-Bissau

Representante Especial Adjunto  para o Gabinete Integrado de Apoio à Consolidação da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau-UNIOGBIS,  Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau

O novo Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral da ONU (DSRSG) na Guiné-Bissau, o Sr. David McLachlan-Karr, assumiu o cargo em 18 de julho de 2017.

O DSRSG McLachlan-Karr é responsável pelo Estado de Direito e Instituições de Segurança no UNIOGBIS. Ele também é Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau.

O Sr. McLachlan-Karr foi nomeado pelo Secretário-Geral da ONU em 23 de maio de 2017 para substituir Maria do Valle Ribeiro, da Irlanda, que completou a sua tarefa na Guiné-Bissau em janeiro.

O Sr. McLachlan-Karr possui 21 anos de experiência trabalhando com as Nações Unidas, inclusive em várias atribuições para o PNUD e o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na África, Ásia e América Latina.

De novembro de 2016 até sua nomeação na Guiné-Bissau, ele atuou como Coordenador Residente das Nações Unidas, Coordenador Humanitário e Representante Residente do PNUD, interino na Jordânia. Anteriormente, o Sr. McLachlan-Karr foi destacado pelas Nações Unidas para o Fórum Econômico Mundial em Genebra, onde ocupou o cargo de Consultor Sênior de Parcerias Público-Privadas (2015-2016). Anteriormente, ele atuou como Coordenador Residente e representante residente do PNUD na Serra Leoa, Maldivas, Papua Nova Guiné e Venezuela. Antes de se juntar às Nações Unidas, o Sr. McLachlan-Karr ocupou vários cargos no Serviço Exterior Australiano por oito anos.

David McLachlan-Karr é da Austrália. Nascido em 1961, possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e Bacharel em Relações Internacionais e Direito Internacional pela Universidade de Queensland, Austrália.