Actualidades

O governo da Guiné-Bissau e o UNIOGBIS, realizaram de 28 a 29 de Novembro, uma conferência de alto nível denominada “Diálogo Nacional sobre Combate à Criminalidade Organizada Transnacional”.

O objectivo foi estabelecer um entendimento comum sobre a dimensão e urgência do combate à criminalidade organizada transnacional e a identificação de medidas de curto prazo que possam apoiar o desenvolvimento e implementação efetiva e eficaz de um Plano Nacional de Combate à Criminalidade Organi

06 dez 2018

O workshop sobre a Revisão de Meio Percurso do Quadro de Parceria Estratégica entre as Nações Unidas e o Governo da Guiné-Bissau para o período 2016-2018 (UNPAF) foi realizado no passado 8 de novembro, em Bissau.

A revisão do UNPAF constitui “a expressão da vontade comum das duas partes de reforçar ainda mais a sua parceria para quebrar o círculo vicioso da instabilidade política e da pobreza, no qual o país mergulhou há mais de três décadas.”, diz o comunicado conjunto que anunciou o evento.

08 nov 2018

O sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau marcou hoje o 73º aniversário da criação da organização mundial com um fórum de dois dias subordinado ao tema "Uma visão compartilhada para o desenvolvimento sustentável da Estrutura do Acordo de Parceria Guiné-Bissau-Nações Unidas (UNPAF) ".

No seu discurso, o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU (SRSG), José Viegas Filho, enfatizou a importância de o país realizar eleições livres, justas e confiáveis ​​neste ano.

26 out 2018

O Dia Mundial de Alimentação, foi a assinalado a 16 de Outubro sob o lema: “Nossas Ações São Nosso Futuro. Um Mundo de Fome ZERO até 2030 é possível”.

Na Guiné-Bissau a efeméride foi comemorada na tabanca de Nhinté, região de Cacheu, na presença das Representantes da Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Alimentar Mundial (PAM), do ministro da agricultura e os seus técnicos.

17 out 2018

O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau (RSRS), José Viegas Filho, esteve hoje no terreno para ver por si próprio o recenseamento eleitoral em curso. O SRSG Filho foi ao bairro Bra em Bissau e conversou com futuros eleitores e com os responsáveis pelo registro no site.

"Eu sou o representante do SG da ONU aqui na Guiné-Bissau. Como vocês sabem, fomos solicitados a apoiar as eleições. Então vim aqui para ver por mim mesmo se tudo está indo bem, como está o processo de registro", disse ele.

12 out 2018

O processo de recenseamento está em curso na Guiné-Bissau, apesar das dificuldades. Com cerca de 150 equipas no terreno, o Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) já conseguiu recensear mais de 30 mil eleitores.

Esta semana também o governo de Angola transferiu mais 1 milhão de dólares para o fundo de apoio ao processo eleitoral. No entanto os guineenses continuam a duvidar se as eleições terão mesmo lugar no dia 18 de novembro.

05 out 2018

É com grande satisfação pessoal e profissional que nós, as Nações Unidas na Guiné-Bissau, testemunhamos a aprovação pela Assembleia Nacional da Lei de Paridade, legislação que permitirá às mulheres da Guiné-Bissau obter uma representação mais justa na política.

Estamos impressionados, como funcionários públicos das Nações Unidas, por podermos testemunhar esta tendência encorajadora para o empoderamento das mulheres em primeira mão.

12 set 2018

O Parlamento da Guiné-Bissau aprovou no dia 2 de agosto, por unanimidade, uma Lei que pretende garantir a quota mínima de 36 por cento de representação das mulheres a ser respeitada em eleições ou nomeações para a Assembleia Nacional Popular e nos Governos Locais, no sentido de alcaçar a paridade entre homens e mulheres.

Com a aprovação desta lei, a Guiné-Bissau passou a fazer parte do grupo de mais de 80 países que adotaram medidas corretivas e temporárias para fazer avançar a participação das mulheres na politica e nas esferas de decisão.

04 set 2018

Destacando a importância das próximas eleições legislativas na Guiné-Bissau, o principal funcionário das Nações Unidas no país reiterou a importância de reformas “de longo alcance” para evitar uma recaída na instabilidade política e institucional.

José Viegas Filho, Representante Especial do Secretário-Geral da Guiné-Bissau e chefe do Gabinete Integrado de Consolidação da Paz da ONU no país (UNIOGBIS) apelou ao apoio internacional sustentado ao país da África Ocidental.

31 ago 2018

O representante Especial do Secretário-Geral (RESG) da ONU na Guiné-Bissau, José Viegas Filho apresentou hoje em Nova Iorque o relatório do SG sobre a situação no país onde, disse, apesar da tensão política se vive um ambiente calmo.

O RESG Viegas filho descreveu os esforços feitos para angariar mais fundos para as eleições, para apoiar a elaboração de um pacto de estabilidade, promover a participação das mulheres e ajudar as autoridades a combater o crime organizado transnacional em conjunto com o UNODC.

30 ago 2018

Páginas