Actualidades

O Representante Especial do Secretário-Geral da ONU na Guiné-Bissau (RSRS), José Viegas Filho, esteve hoje no terreno para ver por si próprio o recenseamento eleitoral em curso. O SRSG Filho foi ao bairro Bra em Bissau e conversou com futuros eleitores e com os responsáveis pelo registro no site.

"Eu sou o representante do SG da ONU aqui na Guiné-Bissau. Como vocês sabem, fomos solicitados a apoiar as eleições. Então vim aqui para ver por mim mesmo se tudo está indo bem, como está o processo de registro", disse ele.

12 out 2018

O processo de recenseamento está em curso na Guiné-Bissau, apesar das dificuldades. Com cerca de 150 equipas no terreno, o Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) já conseguiu recensear mais de 30 mil eleitores.

Esta semana também o governo de Angola transferiu mais 1 milhão de dólares para o fundo de apoio ao processo eleitoral. No entanto os guineenses continuam a duvidar se as eleições terão mesmo lugar no dia 18 de novembro.

05 out 2018

É com grande satisfação pessoal e profissional que nós, as Nações Unidas na Guiné-Bissau, testemunhamos a aprovação pela Assembleia Nacional da Lei de Paridade, legislação que permitirá às mulheres da Guiné-Bissau obter uma representação mais justa na política.

Estamos impressionados, como funcionários públicos das Nações Unidas, por podermos testemunhar esta tendência encorajadora para o empoderamento das mulheres em primeira mão.

12 set 2018

O Parlamento da Guiné-Bissau aprovou no dia 2 de agosto, por unanimidade, uma Lei que pretende garantir a quota mínima de 36 por cento de representação das mulheres a ser respeitada em eleições ou nomeações para a Assembleia Nacional Popular e nos Governos Locais, no sentido de alcaçar a paridade entre homens e mulheres.

Com a aprovação desta lei, a Guiné-Bissau passou a fazer parte do grupo de mais de 80 países que adotaram medidas corretivas e temporárias para fazer avançar a participação das mulheres na politica e nas esferas de decisão.

04 set 2018

Destacando a importância das próximas eleições legislativas na Guiné-Bissau, o principal funcionário das Nações Unidas no país reiterou a importância de reformas “de longo alcance” para evitar uma recaída na instabilidade política e institucional.

José Viegas Filho, Representante Especial do Secretário-Geral da Guiné-Bissau e chefe do Gabinete Integrado de Consolidação da Paz da ONU no país (UNIOGBIS) apelou ao apoio internacional sustentado ao país da África Ocidental.

31 ago 2018

O representante Especial do Secretário-Geral (RESG) da ONU na Guiné-Bissau, José Viegas Filho apresentou hoje em Nova Iorque o relatório do SG sobre a situação no país onde, disse, apesar da tensão política se vive um ambiente calmo.

O RESG Viegas filho descreveu os esforços feitos para angariar mais fundos para as eleições, para apoiar a elaboração de um pacto de estabilidade, promover a participação das mulheres e ajudar as autoridades a combater o crime organizado transnacional em conjunto com o UNODC.

30 ago 2018

A Guiné-Bissau, tendo feito avanços cruciais para superar o seu impasse político de longa data, deve realizar eleições livres, justas e inclusivas, como previsto em novembro, ou correr o risco de fracionar o frágil progresso, enfatizaram hoje altos funcionários do Conselho de Segurança.

“A realização de eleições atempadas e credíveis é de suma importância nesta conjuntura”, afirmou José Viegas Filho, Representante Especial do Secretário-Geral e Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau Bissau (UNIOGBIS).

30 ago 2018

Hoje cerca das 15 horas, hora de Bissau*, o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU e chefe do Gabinete Integrado de Consolidação da Paz da ONU na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), José Viegas Filho, apresentará o relatório do Secretário-geral sobre a situação no país perante o Conselho de Segurança da ONU.

É a primeira vez que o novo representante fala ao Conselho.

30 ago 2018

O ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, foi lembrado na quarta-feira como a personificação da organização global que trabalha para melhorar a vida de homens e mulheres em todo o mundo.

Durante uma cerimônia de colocação de grinaldas em Nova York, o atual chefe da ONU, António Guterres, levou os funcionários a prestarem homenagem ao gentil diplomata de Gana, que subiu no sistema da ONU para se tornar no sétimo líder em janeiro de 1997, cumprindo dois termos consecutivos.

23 ago 2018

Nos dias 14 a 17 de agosto, o UNIOGBIS, através do seu Assessor Militar, em parceria com o Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau (EMGFA), organizou em Bissau, um seminário sobre missões de paz para mais de 60 elementos das Forças Armadas.

O curso teve como objetivo fortalecer às Forças Armadas como instituições democráticas, fortalecer a sua capacidade como órgão estatal para funcionar de forma eficaz e constitucionalmente, assistir os militares na promoção e proteção dos direitos humanos e apoiá-las na incorporação da perspetiva

21 ago 2018

Páginas