Actualidades

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, UNIOGBIS, através do CDTOC, promoveu em São Domingos, durante dois dias (13 e 14), um seminário de capacitação sobre Investigação Criminal, destinado a 10 agentes das forças de defesa e segurança da região de Cacheu.

De acordo com Muammar Baldé, oficial da Nações Unidas, este seminário tem como objectivo, capacitar os operadores das fronteiras sobre técnicas de investigação criminal, de crimes transacionais e fronteiriços e essencialmente crimes ligados às drogas.

15 ago 2019

Qual é a diferença entre um migrante e um refugiado? Quais são as razões que motivam uma pessoa a sair do seu país? Estas foram as perguntas esclarecidas aos Jornalistas e estudantes de jornalismo que participaram na terça-feira, 13 de agosto, numa Palestra sobre Média e Migrações.

O encontro foi o resultado duma colaboração única entre Pesquisadores alemães de Dortmund, a Universidade Lusófona (Guiné-Bissau), a Organização Internacional para as Migrações e o Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, através do programa do UNIOGBIS para fortalecer o papel dos médi

14 ago 2019

O Conselheiro Militar Sénior do UNIOGBIS organizou um curso de formação de duas semanas em comunicação de crise e gestão de media social para as Forças Armadas da Guiné, de 22 de julho a 2 de agosto, no quartel-general das forças Armadas, Forte da Amura em Bissau.

Cerca de 15 oficiais da imprensa militar participaram do exercício, adquirindo novas habilidades que lhes permitiram lidar com os media, dar entrevistas individuais e coletivas, elaborar declarações e gerir informações em situações de crise.

07 ago 2019

No dia 31 de julho, a Associação de Escritores da Guiné-Bissau (AEGUI) realizou um retiro de reflexão com a participação de especialistas nacionais e da ONU de várias para ajudar a desenvolver o enredos, personagens e temas a serem incluídos na primeira novela já produzida no país.

Cerca de 50 participantes discutiram os diferentes aspetos da vida, cultura e tradições da Guiné-Bissau a serem incluídos na série intitulada “Sol e suor”, inspirada no hino nacional.

06 ago 2019

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau UNIOGBIS, através de CDTOC, promoveu de 5 a 6 de agosto de 2019, em Buba, um seminário para 20 agentes de investigação penal.

De acordo com Muammar Baldé, oficial da Nações Unidas, o seminário visa capacitar operadores das fronteiras sobre técnicas de investigação criminal, de crimes transacionais e transfronteiriços e outros crimes relacionados com o tráfico de drogas.

05 ago 2019

Entre 30 e 31 de julho, a seção de Assuntos Políticos do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Construção da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) realizou visitas de monitoramento a partidos políticos, autoridades regionais e organizações da sociedade civil. nas regiões de Quinara e Tombali.

Durante a sua estadia em Buba (região de Quinara), conselheiros políticos da ONU realizaram reuniões separadas com membros do governo regional e partidos políticos, especificamente MADEM-G15, PAIGC, APU-PDGB e PRS, para discutirem sobre as lições aprendidas nas eleições legislativas de 10 de març

01 ago 2019

Com o objectivo de contribuir para a construção da paz e o estado de direito na Guiné-Bissau, o Movimento para a Paz, Democracia e Desenvolvimento da Sociedade Civil / Bafatá, em colaboração com a Secção de Direitos Humanos do UNIOGBIS, realizou um “Diálogo Civil-Militar” em Bafatá.

A iniciativa visava reforçar a cooperação e a confiança entre a sociedade civil e os militares, contribuindo para uma cultura de paz, estabilidade e Estado de direito, na qual os direitos humanos são garantidos e respeitados.

29 jul 2019

Como parte da comemoração do Dia Internacional Nelson Mandela, dedicado a oferecer 67 minutos à comunidade (representando os anos que Nelson Mandela dedicou à humanidade), um grupo de 18 cidadãos das regiões mais remotas da Guiné-Bissau visitou os órgãos de soberania do país.

O grupo, representando cidadãos das regiões de Quinara, Bafatá, Cacheu e do Setor Autônomo de Bissau, visitou o Palácio do Governo, onde entregaram mensagens ao Primeiro Ministro durante uma sessão ministerial, apertaram as mãos do Presidente no Palácio Presidencial, discutiram com seus represent

19 jul 2019

No quadro do cumprimento da sua missão de apoio à participação das mulheres na política e nas esferas de tomada de decisão, o Programa de ONU Mulheres na Guiné-Bissau em parceria com o UNIOGBIS, vai promover entre os dias 11 e 12 de Julho de 2019, um ateliê nacional de discussão e reflexão sobre a implementação da lei de paridade nas últimas eleições legislativas, lições apreendidas e os principais desafios para um processo eleitoral inclusivo e democrático.

Este evento, permitirá aos participantes analisar o quadro jurídico do sistema político guineense, nomeadamente, a constituição da República da Guiné-Bissau, a lei de paridade, a lei eleitoral e a lei quadro dos partidos políticos, face aos compromissos internacionais assumidos no quadro da Conve

11 jul 2019

O Fundo das Nações Unidas para a População, UNFPA, em parceria com o Governo da Guiné-Bissau e a Fundação Ana Pereira celebraram hoje, em Bissau, o Dia Mundial da População, sob o lema “25 anos da CIPD: Acelerar as promessas”.

A data foi marcada pela apresentação de relatórios concernentes ao compromisso de Cairo(CIPD), e assunção do mesmo pelos Jovens de diferentes estruturas do país.

11 jul 2019

Páginas