Actualidades

A família das Nações Unidas marcou o Dia das Nações Unidas - 24 de outubro, na sede do Escritório Integrado de Construção da Paz das Nações Unidas - UNIOGBIS - em Bissau e no seu escritório regional de Bafata, com mais de 300 jovens de diferentes escolas e bancadas (associações de bairro).

As atividades do dia aberto realizadas no UNIOGBIS consistiram numa exposição fotográfica sobre o trabalho da ONU no país e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, perguntas e respostas sobre a história da Organização e discussão com a equipe da ONU sobre sua experiência trabalhando para

26 out 2017

Teve lugar em Bissau, na terça-feira, 10 de outubro, uma consulta nacional sobre migração cujos resultados irão contribuir para a elaboração, a nível mundial, de um Pacto Global sobre a Migração segura, regular e ordenada.

A consulta, que durou um dia e promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades em colaboração com a Organização Internacional das Migrações (OIM), foi financiada pela União Europeia, no âmbito da iniciativa para protecção e reintegração de migrantes na Guiné-Bissau (EUTF-OIM: Fundo Fiduciário

13 out 2017

O Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS) organizou de 4 a 5 de outubro no Hotel Lisboa, em Bissau, uma sessão de formação para membros de partidos políticos e seus oficiais de comunicação sobre o que fazer e como se comunicar mais eficazmente com os seus eleitores e com os meios de comunicação, para promover a paz e o desenvolvimento sustentáveis no país.

Durante o encontro de dois dias, o grupo de mais de 100 participantes, de onze partidos políticos diferentes, discutiu sobre como comunicar agendas políticas e que ferramentas e estratégias usar para comunicar a visão do seu partido para o país e a expressá-la numa linguagem clara e simples, comp

06 out 2017

Sob o lema “Literacia num Mundo Digital” celebrou-se no dia 8 de Setembro de 2017 o Dia Internacional da Literacia, instituído pela UNESCO em 1965 com o objectivo de erradicar iliteracia em todo o mundo.

Na Guiné-Bissau, segundo o último recenseamento geral da população e habitação de 2009 62,1 por cento das mulheres não sabiam ler. Entre os homens a taxa de analfabetismo era de apenas 34,8 por cento.

03 out 2017

A Comissão Organizadora da Conferência Nacional (COCN) – Caminhos para a Paz e Desenvolvimento celebrou, pela primeira vez, em parceria com as Nações Unidas, o 21 de setembro - Dia Mundial da Paz.

Um dia que, segundo o presidente da Comissão padre Domingos da Fonseca, é muito importante para a humanidade.

26 set 2017

As Mulheres da região de Bafatá participantes no encontro de capacitação sobre a participação política das mulheres, afirmaram hoje que não vão votar nos partidos que não incluam mulheres nos primeiros lugares das listas, na próxima eleição legislativa.

A promessa foi feita no encerramento do encontro de promoção da participação política das mulheres no processo de diálogo inclusivo e protecção dos Direitos Humanos que decorreu entre 30 e 31 de agosto em Bafatá.

31 ago 2017

Representante Permanente diz que sanções são excessivas e contraproducentes.

Somente cumprindo as condições mínimas do Acordo de Conakry, a Guiné-Bissau poderia progredir para resolver a longa crise política, disse o Representante Especial do Secretário-Geral hoje ao Conselho de Segurança, apelando a um envolvimento internacional melhor coordenado e continuado.

25 ago 2017

A maioria dos guineenses do interior da Guiné-Bissau sustenta que o UNIOGBIs tem, até a esta parte, desempenhado o seu papel, mas o contexto está cada vez mais a mudar. Por isso, consideram que o Escritório deveria ter um novo mandato e um caráter mais interventivo e não ficar na sombra.

Esta é a opinião de cidadãos do interior do país, especialmente, de Buba e Bafatá, em relação a  mais um Relatório Semestral do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a situação na Guiné-Bissau e a implementação do mandato do UNIOGBIS neste país, que o Representante especial do Secretário-Geral

24 ago 2017

O grupo de cinco organizações internacionais envolvidas no processo de consolidação da paz na Guiné-Bissau, conhecido por P5, voltaram a pedir ao presidente José Mário Vaz que tome medidas para a estabilidade política, aplicando os acordos de Bissau e de Conakry.

Em comunicado, difundido no dia 17 de agosto, as cinco organizações internacionais, representadas em Bissau, nomeadamente a UA, CEDEAO, CPLP, União Europeia e ONU informam que se reuniram “em Bissau na quarta-feira 2 de agosto e na sexta-feira 4 de agosto de 2017 para avaliar a atual situação pol

24 ago 2017

A sede da Comissão regional de eleições (CRE) da região de Bafatá foi inaugurada no dia 3 de Agosto pelo presidente da ANP Cipriano Cassamá e pelo Representante-Adjunto do Secretário-geral da ONU, David McLachlan-Karr que é também o responsável pelo programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau, que financiou a construção da sede.

David McLachlan-Karr, explicou que o objectivo foi dotar a CNE de estruturas regionais que sejam capazes de acolher, com segurança, os recursos logísticos das operações eleitorais e permitir a redução dos custos ligados a aluguer de casas privadas.

04 ago 2017

Páginas